domingo, 7 de junho de 2009

Articulações atingidas pela artrose:

Todas as articulações podem ser envolvidas pela artrose. Contudo, vamos falar sobre a do joelho, dos pés, do quadril e das mãos.
* artose do joelho(Gonartrose):

A artrose do joelho pode surgir em consequência de trauma, infecção, meniscectomia, lesão ligamentar ou qualquer outra agressão articular, mas também pode surgir sem causa aparente.A gonartrose atinge mais o sexo feminino que o masculino. Isto se deve às diferenças anatômicas entre os dois sexos: maior diâmetro transversal da bacia feminina (vantagem obstétrica) que implica um maior ângulo em valgo do joelho.

A estrutura mecânica do ortostatismo e da marcha humana assenta na posição vertical das tíbias. Na marcha, quando apenas um pé apóia no solo e o outro avança (fase de apoio), o peso do corpo ficaria medialmente ao eixo da tíbia apoiada, se não existissem importantes mecanismos de recentragem da carga. Um desses mecanismos é dinâmico e é obtido pela ação do músculo tensor da fáscia lata; o outro é estático ou anatômico e deriva da inclinação para dentro das diáfises femurais que assim colocam os joelhos e tíbias o mais próximo possível do eixo das cargas geradas pelo peso do corpo (as tíbias são verticais).

Durante a marcha, o stress na cartilagem articular é muito maior do que o considerado unicamente pelo peso do corpo. A deformidade varizante pode facilmente sobrecarregar o compartimento medial, levando à ruptura da cartilagem.

A gonartrose começa exatamente nas áreas de menor contacto entre as duas superfícies articulares, que são os locais onde a nutrição da cartilagem hialina é menor, pois depende do embebimento/esvaziamento (efeito de esponja). A tendência degenerativa que conduz à artrose do compartimento externo da tróclea fémuro-rotuliana será tanto maior quanto maior for o ângulo em varo do joelho, porque menor a nutrição das suas cartilagens.A gonartrose é caracterizada pela presença de: dor, espasmos musculares, rigidez, limitação do movimento, desgaste e fraqueza muscular, tumefação articular, deformidades, crepitação e perda de função. Durante a inflamação ocorre calor, rubor, tumefação e dor.

A dor de um doente com artrose tem um ritmo, ou seja, tem um modo de ser ao longo do dia. É uma dor mecânica, pelo facto de se agravarem ao longo do dia (devido a esforços) melhorando quando o doente repousa. A rigidez surge, sobretudo, ao iniciar os movimentos sendo esta de curta duração. A limitação do movimento pode surgir precocemente, ao contrário das deformações que, em regra são tardias.

Os músculos quadricípetes e isquiotibiais, sofrem hipotrofia podendo estar relacionada com o desuso, devido ao quadro álgico, que provoca a limitação do movimento e da função.

2 comentários:

  1. Eu tenho ortrose no meu joelho direito , e só tenho 15 anos ; meu médico disse pra eu fazer fisoterapias .
    É verdade que ortrose não tem cura pra mim ?
    Mas eu tava lendo livros sobre ortrose , e fala que ortrose não tem cura , que , medicamentos e fisioterapias servem só pra diminuir .

    Comecei a ter ortrose quando eu sofri uma pancada num jogo de futebol e comecei a sentir a uma dor insurportavel , e fiquei 6 meses fora do meu clube de futebol quando eu voltei a dor tinha diminuido , mais ela continua .
    O que voces receitam pra mim , e como eu disse ORTROSE TEM CURA ?


    Por favor me respondam essa pergunta o mais rápido possivel , meu sonho é ser jogador de futebol e eu não quero que isso me impede de realizar meu sonho .

    Qualquer coisa me mandam a respotas no meu msn
    gabriel_gatex@homail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA MEU MEDICO FALO QUE NO OSSO DO MEU JOELHO TEM 2 PONTAS QUE DEVERIA ESTA AREDONDADA E AGORA NÃO POSSO MAIS FAZE NA QUE TENHA IMPACTO NO JOELHO.GOSTARIA SABER SE TEM TRATAMENTO OU TENHO QUE PARA MESMO COM TUDO QUE GOSTO DE FAZER TAEKWONDO,MUSCULAÇÃO E TRABALHO COM CRIANÇA TEMPO TODO BRINCADO TENHO 39 ANOS.OBRIGADA SE PUDER RESPONDER.janeorquidia@hotmail.com

    ResponderExcluir